Motivar as crianças para o estudo

Motivar as crianças para o estudo

É importante a criança sentir-se motivada para o estudo, visto que, sem motivação aprende-se pouco e esquece-se depressa.

A motivação é essencial para a memorização e concentração.

De acordo com referências de especialistas na área, a chave está em saber cativar a atenção e a curiosidade da criança consoante a sua idade, tornando divertida a aprendizagem.

Ao longo do percurso escolar a criança vai mudando de interesses e de gostos. Para uma criança no primeiro ciclo uma boa forma de motivar é através de jogos e desafios, por exemplo, trabalhando conceitos de gramática através de sopa de letras (use dois pacotes de massa sopa de letras, uma caixa de plástico e vários cartões com conceitos gramaticais). Os pais devem mostrar sempre aos filhos que a escola é uma coisa boa, que pode ser divertido.

Para além disso, ter uma boa estrutura familiar e estabelecer rotinas ajustadas ao estudo, desde um ambiente agradável e estimulante, a horários de descanso apropriados é fundamental para o sucesso da criança, bem como permitir-lhe sentir-se segura e tranquila, sabendo o que se vai passar a seguir.

Ajudar a criança a estudar deve ser um trabalho de equipa que envolva o próprio, professores e pais. Os pais devem ajudar os filhos e não estudar por eles, bem como fomentarem atitudes positivas em relação à aprendizagem e ajudar os filhos a organizar o estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *